Ao abrigo dos Estatutos e Regulamento Eleitoral Geral da Juventude Socialista, venho por este meio convocar-te para uma Assembleia Concelhia, que se realizará no próximo dia 19 de Dezembro de 2009 das 16h às 20h, na sede do Partido Socialista de Campo, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Eleição dos Órgãos da Concelhia
- Mesa da Assembleia Concelhia
- Secretariado da Concelhia
- Representantes da JS na Comissão Política Concelhia do PS
No passado dia 12 de Setembro realizou-se mais um evento pleno de sucesso organizado pela Juventude Socialista de Campo em estrita colaboração com a candidatura de Alfredo Sousa.
Nuno César, membro do secretariado da Juventude Socialista de Campo e co-organizador do evento avançou mesmo que " infelizmente não pudemos contemplar todos os que queriam participar no evento pelo número avultado de inscrições que recebemos", tendo ainda acrescentado em tom mais divertido que "todos querem jogar nesta equipa". O evento, torneio de futebol, contou com a presença de quase 200 pessoas que ao longo da solarenga tarde de Sábado se divertiram por dentro e por fora das 4 linhas do campo da A.R.C.A. (Associação Recreativa e Cultural da Azenha). Candidatos à Junta como José Manuel Carvalho, Raquel Martins, Fernando Baltarejo, Daniela Santos, etc, dinamizaram o evento e promoveram o interrelacionamento que Alfredo Sousa preconiza para os futuros 4 anos. "É isto que Campo deve ser, uma equipa unida que respire garra e vontade e tendo como objectivo comum o bem estar geral", comentou o candidato Alfredo Sousa. Com o final do torneio veio a entrega de prémios às equipas vencedoras e vencidas e com Alfredo Sousa a lembrar, mais uma vez, que o importante era a presença e a alegria das pessoas e a possibilidade de todos contribuírem para um projecto que se deseja o mais alargado e abrangente possível. Finda a entrega de prémios seguiu-se um lanche para todos os que quiseram deliciar-se com a variada ementa ao dispor. Mais um evento, mais uma acção em prol da população de Campo e mais uma vez a demonstração que com uma liderança forte e inspiradora nada obsta ao progresso e à obra. A Organização do Evento pretende ainda agradecer à A.R.C.A. pela forma incansável como apoiou durante todo o decorrer do Torneio e pela disponibilidade demonstrada desde o primeiro momento para acolher o evento.
Lisboa, 14 Set (Lusa) - A Juventude Socialista (JS) procurará na campanha eleitoral para as legislativas transmitir aos jovens o apelo ao voto útil: “Se estás na dúvida não assumas o risco, vota no PS” é a ideia-chave.
Em entrevista à agência Lusa, o líder da JS, Duarte Cordeiro, revelou-se “confiante” numa vitória socialista nas legislativas, embora se mostre reticente num triunfo seguro do partido: “Não estou certo que o PS vá ganhar tranquilamente”, refere.
O trabalho da JS na campanha eleitoral será o de apelar ao voto no PS junto das franjas mais jovens do eleitorado, um voto para contrariar um “risco” de vitória do PSD.
“O nosso trabalho vai ser exactamente esse: dizer que há mesmo o risco de ela [Manuela Ferreira Leite] ser eleita primeira-ministra, e portanto 'se estás na dúvida não assumas o risco, vota no PS'. Vai ser esse o discurso que vamos adoptar com os jovens portugueses", sublinha o secretário-geral da JS.
Actualmente, a JS tem cerca de 40 mil militantes e encontra-se organizada em todos os distritos de Portugal, não tendo órgãos eleitos apenas em Viana do Castelo.
Em Agosto, a JS organizou um acampamento para jovens, que marcou então a "rentrée" dos socialistas, com um discurso do secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates.
"O nosso trabalho já começou. Começa sempre por fazermos um balanço do Governo, tentar perceber, junto das propostas que fizemos em 2005 e das que fomos acrescentando ao longo destes quatro anos, o que é que foi feito e avançar com um novo conjunto de propostas políticas para a próxima legislatura", sintetiza o líder da JS, que reconhece que existem “aspectos a melhorar” e propostas políticas a “aprofundar”.
Para Duarte Cordeiro, os jovens portugueses encontram-se hoje em dia “em menos contacto com a informação” de teor político, sendo disso exemplo, inclusive, um estudo “muito elucidativo" encomendado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, sobre o conhecimento dos jovens sobre a política.
“[Os jovens] Não compram jornais na quantidade que compram outras pessoas de outras faixas etárias, recorrem muito à informação 'online', e mesmo assim não é muito frequente o acesso à informação. Estamos a trabalhar com públicos menos informados e temos que entrar naquilo que é o circuito de informação que eles conhecem: redes sociais e jornais 'online'", sublinha o secretário-geral da JS.
Duarte Cordeiro foi eleito no XVI Congresso da JS no Porto em Junho de 2008. Tem 30 anos e é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa.
Venho por este meio, convidá-los a participarem activamente no “1º Torneio de Futebol JSCampo” organizado pela juventude Socialista de Campo, a ter lugar no Campo de Futebol da Associação Recreativa e Cultura da Azenha, no próximo dia 12 de Setembro.
Comecem já a treinar a vossa equipa…
Destacámos algumas informações importantes relativamente à organização do torneio: - cada equipa deverá apresentar-se com o seu equipamento (exemplo: t-shirt personalizada); - taxa de inscrição: 15 Bolas/equipa, a ser paga até 3ª feira, dia 8/09; - o calendário de jogos será apresentado assim que sejam definidas as equipas. - a ficha de inscrição e o regulamento de torneio poderão obter através dos seguintes contactos: E-mail – jscampo09@gmail.com
No passado dia 29 de Agosto, e a pedido de vários elementos da população da Rua de Luriz aquando da visita de Alfredo Sousa, a Juventude Socialista, representada pela Professora Raquel Martins e a Educadora Social Daniela Santos, promoveram uma acção de campanha que visava devolver à população um caminho há muito inutilizado pelo densa vegetação silvestre que, ao longo de anos, se alojou e cresceu ocupando o dito caminho. Com o esforço e a vontade da Juventude Socialista e com o apoio fulcral de elementos da Lista de Alfredo Sousa como Carlos Santos, José Eduardo Abreu e outros, o que parecia impossível num dia tornou-se realidade. O caminho é neste momento, e de novo, uma realidade para a população do lugar de Luriz ficando mais uma vez provado que havendo vontade tudo se consegue. Alfredo Sousa não deixou de comparecer ao evento para acompanhar pessoalmente mais este momento de campanha e garantir que os objectivos eram alcançados. A Juventude Socialista agradece ainda a simpatia e acolhimento da população local que a todo o momento se mostrou disponível para apoiar e motivar o trabalho levado a cabo.
A Juventude Socialista de Campo está o organizar uma caminhada entre a secção do PS de Campo e a aldeia de Couce.
Esta caminhada terá como percurso alguns dos trilhos que constituem a localidade de Couce, sempre com a Serra de Pias na margem esquerda e a Serra de Santa Justa na margem direita, destinando-se a todos aqueles que queiram/desejam participar.
Enaltecer o valor ecológico e paisagístico desta zona, assim como promover o contacto com diferentes aspectos naturais, nomeadamente geológicos, faunísticos e florísticos, são alguns dos objectivos desta iniciativa.
Com esta caminhada procuraremos valorizar o que de melhor esta localidade tem para nos oferecer, nomeadamente os vários moinhos que delimitam as margens do rio, símbolo dos tempos em que era a produção de pão a actividade produtiva que mais caracterizava a região de Valongo; fósseis de seres marinhos, testemunhos do tempo em que toda esta zona estava coberta por mar; amontoados de pedras (Escombreiras), provenientes das explorações mineiras no séc. XIX e a sua vasta e diversificada flora e fauna.
No final do percurso, será ainda realizado um piquenique para que, em conjunto, nos possamos divertir e conviver.
Convide os seus amigos, familiares e vizinhos, traga um pequeno lanche, leve calçado adequado, roupa confortável e “Venha Caminhar Connosco”.
Para fazer a sua inscrição basta enviar o nome e o contacto telefónico para: